sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Novidades Musicais #2: Nomeados para os “Grammys” 2011

Prémio "Grammy"

O “Grammy” é o prémio da indústria musical internacional mais prestigiante e contém 109 categorias que englobam quase todos os estilos musicais, destacando-se os prémios em Melhor Álbum do Ano, Melhor Canção do Ano (Melhor Letra e Melhor Gravação), Artista Revelação do Ano e Melhor Interpretação do Ano Masculina e Feminina do Ano.

A sua primeira cerimónia aconteceu no dia 4 de Maio de 1959, sendo a 53.ª edição no ano 2011.


Os prémios são entregues pela National Academy of Recording Arts and Sciences, nos Estados Unidos, sendo a única organização com o objectivo de homenagear tanto a conquista artística como também a qualidade técnica e a excelência na indústria musical, sem se importar com as vendas de álbuns, ao contrário dos MTV EMAs que referi no primeiro post das Novidades Musicais que apenas distinguem os artistas mais famosos, não propriamente os de melhor qualidade musical.

Origem do nome:
Os prémios são chamados de grammys porque os troféus são pequenas estatuetas de gramofones, como é visível na figura.

Vencedores da edição passada:
  • Letra: "Single Ladies (Put a Ring On It)", Beyoncé;
  • Álbum: "Fearless", Taylor Swift;
  • Gravação: "Use somebody", Kings of Leon;
  • Revelação: Zac Brown Band.


Destaques:
Álbum "Recovery" de Eminem (2009)
O rapper Eminem foi o artista com mais nomeações (10) em que incluem as nomeações de Melhor Álbum do Ano com “Recovery” e Melhor Canção do Ano com “Just the way you lie” ft. Rihanna. Logo atrás em número de nomeações vêm Bruno Mars com 7 e Lady Gaga e a banda country Lady Antebellum.

Para o prémio de Melhor Álbum do Ano, para além de “Recovery” de Eminem estão nomeados “Need You Now” da banda Lady Antebellum, “The Suburbs” dos Árcade Fire, “The Fame Monster” de Lady Gaga e “Teenage Dream” de Katy Perry.

Para a lista completa dos nomeados clica aqui: http://www.grammy.com/nominees


A revelação dos vencedores e entrega dos prémios será no dia 13 de Fevereiro de 2011 em Los Angeles, Califórnia, no "Staples Center". Prometo, após a entrega dar-vos a conhecer os principais destaques e vencedores da cerimónia.
"Staples Center", Los Angeles,Califórnia
Até para a semana. =)

Sem comentários:

Enviar um comentário