sábado, 13 de novembro de 2010

Contraponto #1 - Homenagem ao Rock

Esta é a primeira publicação da rubrica "Contraponto", espaço onde vos darei a conhecer (ou a reconhecer) obras esculpidas pelo génio musical de alguns dos maiores artistas de todos os tempos. Semanalmente, proponho-me a mostrar vários períodos da história da música e reflectir um pouco sobre eles, como se relacionam e como se pode encontrar beleza na diversidade.

Neste pontapé de saída, deixo a minha homenagem ao rock com os nomes de Chuck Berry e Led Zeppelin, aquele que é considerado um dos pioneiros do estilo e a banda que, segundo muitos, levou o rock ao seu expoente máximo, respectivamente.

"Johnny B. Goode", Chuck Berry

"Johnny B. Goode" é uma das primeiras, senão mesmo a primeira, música de rock & roll de todos os tempos e impulsionou o estilo para os grandes palcos. Lançada em 1958, é uma canção de certo modo autobiográfica, segundo o próprio Chuck Berry. Fala sobre um "rapaz do campo" que tocava guitarra e que um dia poderia chegar à ribalta. Uma guitarrada de primeira categoria de um dos maiores guitarristas de sempre, "Johnny B. Goode" é um êxito definitivo e sem o qual muitos outros nunca existiriam, como por exemplo a obra-prima que se segue.



"Stairway to Heaven", Led Zeppelin

Músicas, há muitas. Grandes músicas, algumas. "Stairway to Heaven", só uma. A maior criação de um dos maiores grupos de hard rock de todos os tempos. Lançada em 1971, é um épico que "cristalizou a essência da banda", segundo o guitarrista e compositor Jimmy Page. Desde as primeiras notas de guitarra acústica, à interpretação magnífica do vocalista Robert Plant, ao solo sobre-humano de Jimmy Page, ao ritmo inconfundível do baterista John Henry Bonham, às indispensáveis linhas de baixo e teclado de John Paul Jones é uma viagem pelo significado da vida que marcará de certo qualquer apaixonado pelo rock.

Sem comentários:

Enviar um comentário