domingo, 5 de dezembro de 2010

Contraponto #3 - Expressividade na Voz

Usar a voz é algo que está ao alcance de toda a gente. Usá-la como instumento musical já é completamente diferente, pois requer um treino e uma preparação que não estão ao alcance de qualquer um. Um dos aspectos técnicos mais facilmente identificáveis da voz é o vibrato que, como o nome indica, é um som "vibrante" resultante de uma variação regular na altura do som, ou seja, entre sons ligeiramente mais graves e sons ligeiramente mais agudos. Para mostrar a expressividade que esta técnica pode dar a uma música, temos Joan Baez, uma das mais relevantes artistas do folk americano e o inigualável Luciano Pavarotti.

"Diamonds and Rust", Joan Baez

Conhecida pelas suas interpretações de outros artistas, entres os quais se incluem Bob Dylan, Paul Simon, The Beatles e Stevie Wonder, Joan Baez contribuiu também para o panorama musical com as suas próprias composições. Talvez a mais famosa de todas, "Diamonds and Rust" conta um telefonema de Joan Baez a um amante e é uma marca do seu distinto estilo vocal, o qual conta com a presença de um vibrato poderoso e límpido.


"Nessun Dorma", Luciano Pavarotti

"Nessun Dorma" (Ninguém Durma, em português), uma ária do último acto da ópera de Puccini, "Turandot". Pavarotti, tenor, umas das mais monumentais vozes dos últimos tempos. A combinação dos dois, um momento de arrepiar a espinha. A exigência técnica da música erudita garante que só os melhores músicos a conseguem interpretar mas garante também que os resultados são incomparáveis. Pavarotti vem demonstrar isso mesmo, exibindo um timbre perfeito, uma técnica de respiração que se traduz em notas sustentadas durante largos segundos, com um vibrato consistente, e uma força incrível.


Espero que gostem, até à próxima.

2 comentários:

  1. Olá,

    Nós também somos um grupo de alunas de area de projecto do 12º ano da Escola Secudária da Moita.

    Achámos muito interessante o vosso tema, até porque todas nós gostamos imenso de música.

    Visitem o nosso blog também, e se quiserem podem dar sugestões sobre assuntos que gostariam e achariam interessante tratar-mos.

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Desculpem demorar tanto a responder. O vosso blog está bastante interessante e o tema é muito pertinente.

    Por agora não temos nada a apontar no vosso trabalho. Estejam também à vontade para fazer sugestões em relação ao nosso.

    Em nome do grupo, agradeço a vossa atenção.

    ResponderEliminar