terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Contraponto 4# - Rock Progressivo

O Projecto Além do Som está de volta e, por muito estranho que pareça, eu também! Por um lado temos ano novo, por outro vou mostrar-vos um estilo cujos intérpretes estão na melhor das hipóteses mumificados. E trata-se do rock progressivo. Este filho excêntrico nasceu do casamento da música rock dita "normal" com o jazz e a música. O estilo é caracterizado por uma exigência técnica considerável, estruturas musicais complexas e temas abstractos. Teve os seus dias de glória durante a década de 70, quando bandas como Pink Floyd, King Crimson, Yes, Rush e Genesis dominavam o panorama musical. Apesar do declínio da popularidade do rock progressivo, a boa música nunca morrerá e eu faço questão de a ressuscitar.

"21st Century Schizoid Man", King Crimson

As influências musicais de Robert Fripp e companhia davam para escrever um livro. Felizmente, nenhum deles teve essa ideia. Em vez disso, criaram um estilo que acabou por cimentar as bases do rock progressivo. "21st Century Schizoid Man", é notável pelos seus vocais distorcidos, pela sua letra altamente metafórica relativa à guerra do Vietname, pelo seu som proeminente de guitarra eléctrica e saxofone, e pela sua elaborada linha de bateria é indiscutivelmente um dos melhores trabalhos da banda e do rock progressivo em geral.



"Comfortably Numb", Pink Floyd

"We don't need no education, we don't need no thoughts control". Não só a famosíssima de abertura de "Another Brick in the Wall" foi cantada vezes sem conta por uma geração inteira de adolescentes durante a década de 70, como provavelmente foi mais do que suficiente para garantir aos membros de Pink Floyd um lugar previligiado na lista negra da então primeira-ministra inglesa Margaret Thatcher. Um dos grupos mais bens sucedidos de todos os tempos, tendo vendido mais de 200 milhões de álbuns por todo o mundo, Pink Floyd deixou a sua assinatura no mundo da música pelos seus elaborados espectáculos ao vivo, letras filosóficas e som experimental. "Comfortably Numb" é uma extraordinária peça musical, donde se destacam dois magistrais solos de guitarra de Dave Gilmour.



O rock progressivo é preservado actualmente no som de bandas de metal progressivo, como Dream Theater, Queenrÿche e Planet X. Apesar disso, o legado deixado por esses músicos é eterno e recomendo vivamente que o explorem. Volto na próxima semana. Até à próxima e ouçam boa música.

Sem comentários:

Enviar um comentário