quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Tutorial #3: Técnicas de Guitarra (Bend)

Para um guitarrista fazer um "bend", é necessário pressionar a corda e puxá-la para cima ou para baixo, isto vai fazer com que a corda estique, o que vai provocar um som mais agudo que o original; subindo de notas quanto mais alto, ou mais baixo, for o "bend". Recomendo aos guitarristas principiantes que utilizem mais do que um dedo para fazer um "bend" de maneira a facilitar o estiramento das cordas e terem mais controlo. Aconselho-vos também a puxar as cordas superiores (6º, 5º e 4º) para baixo e as inferiores (1º, 2º e 3º) para cima, de maneira a não trespassar o limite do braço da guitarra.

A complexidade desta técnica não reside apenas na capacidade de "levantar" uma corda mas sim apercebermo-nos de que o "bend" se encontra no tom certo ou não. Assim sendo, informo-vos que existem bends de um ou dois semi-tons, que são os mais comuns, e os de 3 até 5 semi-tons, muitas vezes utilizados por guitarristas profissionais, que podem ouvir, como exemplo, no solo tocado por David Gilmour, na música "Another Brick In the Wall Pt.2", do albúm dos Pink Floyd "The Wall".


Como despedida deste tutorial apresento-vos agora um vídeo exemplar desta técnica.





Espero que tenham aprendido esta técnica fundamental para um guitarrista e para a semana pretendo continuar este tutorial com a apresentação de um suplemento desta técnica, o vibrato. Até lá pratiquem muito!!

Sem comentários:

Enviar um comentário