quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Tutorial #4: Técnicas de Guitarra (Vibrato)

Para dar continuidade ao tutorial anterior, acerca dos bends, tenciono informar-vos com um complemento dessa técnica, o vibrato.
O vibrato é um efeito na música que consiste numa regular e pulsante mudança da frequência (altura do som). Esta técnica é normalmente caracterizada em dois termos: no aumento da variação da frequência, isto é, quanto mais oscilado for o som, e na velocidade com que a frequência varia, isto é, quanto mais rápido for o vibrato.
Por outras palavras, para se fazer um vibrato deve-se fazer consecutivos bends em ambos os sentidos (cima, baixo), daí a relação entre estas duas técnicas.
A velocidade e a intensidade de um vibrato deve ser ajustada consoante for o ritmo da música, a fim de evitar divergências sonoras. Este efeito é usado para aumentar a expressão na música vocal e instrumental.
Devem também diferenciar trémolo de vibrato pois apesar de produzirem, praticamente, o mesmo efeito sonoro, são produzidos de maneiras distintas, ou seja, o trémolo consiste na variação da amplitude(volume), e não da frequência.

Para encerrar este tutorial apresento-vos agora um vídeo prático sobre esta técnica:




Espero que tenham gostado e até para a semana!!




Sem comentários:

Enviar um comentário