quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Tutorial #5 (Guitarra): Hammer-ons and Pull-offs

Decidi falar sobre estas duas técnicas num só tutorial pois encontram-se bastante relacionadas e seria pouco inteligente não o fazer. Assim sendo explico-vos agora o conceito de cada uma destas duas técnicas e a sua relação.

Hammer-on é uma técnica especialmente utilizada em instrumentos de cordas com trastes, nomeadamente a guitarra. É possível aplicar esta técnica movendo nitidamente o dedo em direcção a uma corda no braço da guitarra, antes do traste, "martelando" a corda e provocando uma nota soar.

Esta técnica é o oposto do pull-off pois esta, consiste em retirar o dedo da corda, normalmente para baixo, produzindo um som idêntico ao de uma corda solta, caso não tenham colocado outro dedo atrás do traste em que se aplicou o pull-off. Atenção que nestas duas técnicas é apenas utilizada a palheta antes de as aplicar, o som é exclusivamente produzido no acto, o que origina um som mais suave e conectável do que numa melodia normal tocada com a palheta. Este efeito deve-se ao facto não ser necessário sincronizar o acto de "picking" de uma mão com o acto de "fingering" no braço da guitarra com a outra mão, no entanto, o som produzido nestas técnicas não são tão claramente audíveis devido ao facto de não tocarmos com a palheta.

Estas duas técnicas encontram-se relacionadas pois são quase sempre tocadas em conjunto, definindo-se uma rápida série de alternâncias entre hammer-ons e pull-offs entre um único par de notas de "trill". Esta técnica também facilita a rapidez ao tocar pois a mão que toca não precisa de se mover tão rápido e a coordenação entre as mãos apenas tem de ser feita em alguns pontos.

Para exemplificar ambas as técnicas, aqui está um vídeo bastante esclarecedor e útil para uma melhor compreensão:




Espero que tenha sido explícito nestas duas técnicas básicas mas fundamentais para um guitarrista. Treinem muito e até à próxima!!

Sem comentários:

Enviar um comentário