terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Tutorial #6 (Guitarra) - Tapping

O tapping é um técnica normalmente associada à guitarra eléctrica, no entanto pode ser utilizada em quase todos os instrumentos de cordas.

Existem dois métodos de utilizar esta técnica e decidi apresentar cada método para um tutorial diferente a fim de facilitar a vossa compreensão.

One handed, ou ordinary tapping (errado pelo nome pois ambas as mãos são utilizadas), utilizada em conjunto com normal fingering (usual maneira de "martelar" as cordas) usando a fretting hand ( mão utilizada para tocar nos trastes), facilita a construção dos intervalos das notas (combinação de duas notas), que por outro lado seria impossível utilizando apenas uma mão.
Tendo em conta a extensão da actual técnica, existem várias maneiras de ser utilizada. A técnica mais comum envolve rápidos e repetidos tripletos durando uma semicolcheia, usando a seguinte sequência:

Tap---Pull-off---Pull-off

Neste caso, o indicador da mão direita ou o dedo do meio (o que vos der mais controlo) toca a primeira nota na corda, "martelando-a"(hammer-on) uma vez, de seguida pulling off, ou seja aplicam um pull-off na mesma nota (normalmente com um ligeiro movimento para o lado de maneira a reforçar a nota) para uma nota mais baixa, "segurada" por um dos dedos da mão esquerda, à qual é aplicado outro pull-off para a última nota "segurada" por outro dedo da mão esquerda.

Caso tenham dúvidas apresentem-nas de maneira a vos esclarecer melhor algum ponto específico que não compreenderam. Apresento-vos agora um vídeo de uma música bastante conhecida e relacionada com esta técnica, Eddie Van Halen, Eruption:



Aqui está uma técnica bastante utilizada na música, treinem muito!! Até à próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário