quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Contraponto #5 - Melancolia e Tristeza

As raízes do blues remontam às comunidades afro-americanas do sul da América no final do século XIX, altura em que a "música a sério" era para gente com carteiras largas. É caracterizado por progressões de acordes específicas e notas "especiais" que fogem ao padrão da escala normal e que, por isso, dão um valor expressivo muito próprio às músicas de blues. A interpretação das letras aproxima-se mais duma fala ritmada do que de uma melodia propriamente dita. Estas habitualmente falam de opressão, problemas sociais (temas comuns no blues mais antigo), depressão e problemas na vida amorosa. E agora, B. B. King e Stevie Ray Vaughan.

"The Thrill is Gone", B. B. King
Qualquer músico de blues que se preze tem de transmitir emoção em cada nota que toca. E no que diz respeito a transmitir emoção, a taça vai para este guitarrista. B. B. King e a sua lendária guitarra "Lucile" revolucionaram o mundo da música com a sua expressividade. A sua técnica assenta num sofisticado vibrato e em bends portentosos que transformam cada gota de emoção numa lança que se crava na alma de qualquer apaixonado por música.



"Texas Flood", Stevie Ray Vaughan
É norma considerar-se que um músico que atinge o nível técnico de Stevie Ray Vaughan vendeu a sua alma ao diabo. Não sei como é que estavam as taxas de juros na altura mas garanto-vos que, a ter acontecido, o negócio foi excelente. A sua morte prematura num acidente de helicóptero não o impediu de deixar um vasto legado em vários estilos de música, nomeadamente o blues. Hoje é reconhecido como um dos melhores e mais influentes guitarristas de todos os tempos.



Deixo-vos com estas duas peças sublimes. Até à próxima!

2 comentários:

  1. Marco, tu escreves de uma forma extraordinária.

    Tens sentido crítico e consegues ao mesmo tempo encher o teu texto de ironia e humor.

    Através dos teus textos consegui compreender que tu és uma pessoa extremamente culta e revelas conhecimentos em qualquer área e isso nunca vai deixar de ser uma grandiosa e raríssima qualidade (nunca deixes que te façam sentir o contrário).

    Por favor não desperdices este teu dom e continua o excelente trabalho.

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelos elogios. Com comentários desses, escrever tem outro gosto. Obrigado mais uma vez.

    ResponderEliminar